O pessoal da Chipart trouxe uma proposta ousada recentemente: montar uma máquina de quase R$ 50.000 e registrar o desempenho dela em jogos. Claro que um computador com um orçamento desse tipo está distante de muita gente, mas serviu como base para mostrar se realmente os games podem ter um ganho tão alto assim em um hardware de ponta.
Para essa monstruosidade de potência eles utilizaram componentes de extrema qualidade. Passando pela placa mãe da EVGA uma X99 Classified até o poder de fogo de quatro GPUs Titan X (sim, eu disse quatro!), que atualmente é a melhor placa de vídeo com um único núcleo do mercado. Abaixo você pode conferir cada componente que está presente nessa máquina e o processo de montagem do computador:
Para a bateria de testes eles utilizaram a metodologia de rodar os mais variados games em resoluções altíssimas. Para tanto utilizaram um monitor 4K (3840x2160 pixels) e depois testaram os jogos em três monitores 4K, totalizando assim 12K (11520x2160 pixels) de resolução. Até o presente momento os jogos testados foram: Dying Light, Batlefiled 4, GTA V e Crysis.
Nos testes em 12K a qualidade gráfica teve que ser reduzida, assim como os filtros, afim de se manter uma boa fluidez nos games. Mostrando que mesmo em uma configuração multi-GPU da melhor single do mercado, 12K é uma realidade muito, muito distante ainda. A resolução 4K também é, sendo um produto destinado ainda a um nicho pequeno de consumidores. Claro que ainda tem o fator da otimização. Os jogos daqui pra frente com certeza vão começar a se ajustar mais a resoluções desse calibre. Essas resoluções ainda estão em seu estágio inicial de divulgação, ocupando uma ínfima parcela de mercado. A lógica é que com o passar dos anos e o corte nos custos de produção, resoluções como estas sejam mais comuns.
Abaixo você pode conferir o vídeo do game Dying Light rodando em 12K, com os filtros desativados e qualidade média, rodando com DirectX 11 e sendo monitorado via MSI Afterburner.
Já em 4K, logicamente, a máquina se comportou melhor. Por exemplo, no GTA V, que foi testado com quase tudo no máximo, com os melhores filtros ativados, usando-se DirectX 11 e monitorado via MSI Afterburner. A temperatura de cada uma das Titan X ficou na média de 84 ºC, ficando na maioria do tempo do teste com quase 60 frames, tendo algumas quedas em alguns momentos:
Já no temido Crysis, que por muito tempo foi parâmetro de jogo pesado pois demandava um alto poder de fogo do PC, foi testado o Cyrsis 3 também em resolução 4K com tudo no máximo, mas com uma ressalva: no filtro FXAA eles optaram por colocar um pouco abaixo, porque as quedas de frames ficariam mais constantes.
O jogo foi testado também em DirectX 11 e em diversos momentos passou de 100 frames, quantidade que é absurdamente fantástica para rodar qualquer game:
Esses testes foram interessantes para mostrar o que uma máquina desse porte pode fazer e também evidenciar o quão pesado é rodar os jogos em boa qualidade em resolução 4K e também com três monitores, totalizando 12K.