A MSI revelou a primeira mainboard com soquete AM3+ para processadores AMD e compatibilidade com dispositivos USB 3.1. Com duas portas da nova especificação, a 990FXA Gaming consegue entregar o dobro de desempenho em USB do que o padrão anterior, o 3.0. A conexão é totalmente compatível com os padrões anteriores – USB 3.0 e 2.0. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do produto.
Além do novo padrão USB 3.1 (capaz de chegar até a 10 GBp/s de transferência), a placa também possui compatibilidade com o novo padrão de controle de dados, o NVM Express. A 990FXA Gaming suporta dispositivos NVMe tanto como armazenamento primário quanto disco de boot – desde que com Windows 7 ou 8.1, ambos em 64-bit. Isso resulta em latência menor, consumo de energia reduzido e velocidade de transferência maior.
Pensando na experiência de jogo do usuário, a 990FXA Gaming é otimizada para o uso de múltiplas GPUs, juntamente com espaços maiores entre os slots para o encaixe facilitado das placas de vídeo. Além disso, a MSI utilizou um design altamente eficiente, com componentes Military Grade 4, que funcionam em condições extremas. Esse design conta com o GuardPro, que protege fisicamente contra temperatura, umidade e magnetismo, além do recurso ECO Power, que desativa o uso físico de componentes não-utilizados pela placa para reduzir o consumo de energia.
O som é outro aspecto que conta com diferenciais: a placa-mãe também utiliza os recursosMSI Audio Boost 2, desenvolvidos pelo Creative com tecnologia Sound Blaster Cinema 2, com diferenciais na configuração e perfis de fone de ouvido. Os componentes sonoros da mainboard são isolados eletromagneticamente, aumentando seu potencial de transmissão energética para os amplificadores de som.
Similar aos outros produtos da linha Gaming da MSI, a 990FXA Gaming também conta com o recurso Killer LAN para conexões em rede dedicadas, aumentando a qualidade das partidas multiplayer online.
Fonte: TechPowerUp.com e Adrenaline.com.br